No Mundo da Nutrição!!!

Dra. Helga Teixeira - Nutricionista

 

Conheci a Dra. Helga Teixeira quando comecei a frequentar, em 2015, as suas consultas de Nutrição que a empresa onde trabalho coloca à disposição dos seu colaboradores. Já eram visíveis os casos de verdadeiro sucesso entre alguns dos meus colegas e a reputação da Dra. Helga era já elevadíssima entre nós.
 
Resolvi inscrever-me nas suas consultas, não por estar com excesso de peso, mas por considerar que devia melhorar os meus hábitos alimentares.
 
Para terem uma ideia, o meu pequeno-almoço era apenas uma caneca de leite com café e só ao almoço voltava a comer alguma coisa. Durante a tarde também não comia nada e vingava-me ao jantar. De manhã havia sempre a desculpa do "não tenho tempo para grandes pequenos-almoços" e durante o dia simplesmente não me lembrava de comer.
 
E assim foram os meus hábitos durante anos, até conhecer a Dra. Helga. Foi com a ajuda das suas orientações que melhorei os meus hábitos alimentares, passando a comer alguma coisa ao pequeno-almoço para acompanhar a caneca do leite e passei também a comer um lanchinho a meio da manhã e da tarde. Desta forma deixei de comer tanto às refeições, principalmente ao jantar. Comecei também a beber mais água durante o dia (pelo menos 1.5 Lt) e a verdade é que passou a ser mais fácil para mim lidar com o meu corpo.
 
Foram alterações que não mudaram drasticamente o meu dia-a-dia e que me ajudaram controlar melhor o meu peso que, até então, tinha bastante oscilação.
 
Resolvi convidar a Dra. Helga a participar n' O Mundo A Positivo porque considero que a temática "Alimentação" é de extrema importância para termos uma vida saudável e nos sentirmos bem com o nosso corpo. Para além disso, não posso deixar de referir que a Dra. Helga é uma profissional de excelência e tem feito verdadeiros milagres ao longo da sua carreira de nutricionista.
 
Como já referi em publicações anteriores, durante a primeira gravidez engordei 30 Kg e, mesmo tendo conseguido recuperar a minha antiga forma, foi complicado para mim lidar com a enorme transformação que o meu corpo sofreu, principalmente psicologicamente.
 
Neste momento, conto com 32 semanas de gestação e engordei 10Kg. Enquanto estava a trabalhar engordei 1 Kg por mês mas depois de ficar de baixa por gravidez de risco, aumentei mais um bocadinho. Também tenho consciência que a princesa Maria Inês está a crescer e não apenas eu!!! Claro que me sinto bem maior e a tendência é mesmo essa mas o facto de ainda usar a minha roupa, tem-me dado algum alento 😃😃😃
 
Fica aqui um exemplo de um caso de uma paciente da Dra. Helga durante a gestação. (OBS: Depois de ler este artigo senti-me com peso na consciência por já ter engordado 10Kg!!!)
 
"A Bárbara já é minha paciente há alguns anos. Inicialmente queria perder algum peso, o que conseguiu, e fomos mantendo contacto e consultas de longe a longe para ir vigiando o peso e a alimentação.
Quando a Bárbara me disse que estava grávida fiquei tão contente! Fizemos um plano alimentar adequado à gravidez e fomos adaptando ao longo da mesmo, ajustando às suas necessidades e desejos, mantendo sempre o contacto todas as semanas.
A Bárbara tinha uma grande preocupação em não aumentar muito de peso, para que depois da gravidez não ficasse com peso a mais. Não foi fácil, tenho de reconhecer, pois as tentações são muitas e com as alterações hormonais da gravidez o apetite era muito, mas com disciplina e dedicação a Bárbara conseguiu controlar a alimentação e o peso durante a gravidez e aumentar o estritamente necessário.
Correu tudo bem, quer a gravidez, quer o parto e o pós-parto. O filhote nasceu em Março do ano passado, com 38 semanas e 3,190kg, de parto normal, e teve amamentação exclusiva durante 6 meses até começar a incluir os alimentos, e mesmo depois disso continuou a amamentar. E quanto ao peso da Bárbara? Aqui está:
 
Bárbara, 31 anos, 1,57m
 
Início da gravidez: 51,6kg
Final às 37 semanas: 58,6kg
Peso 4 dias depois do parto: 51,3kg
 
 
Como vêm, uma alimentação equilibrada e um aumento de peso controlado ao longo gravidez permitem que logo após o parto o peso volte ao normal. E isso não afeta o peso do bebé nem a possibilidade de amamentar. Não é preciso comer por 2!
 
Este é sem dúvida mais um caso de sucesso que me deixa muito orgulhosa. A Bárbara neste momento está com 49kg e continua a ter uma alimentação saudável, como não poderia deixar de ser. Já faz parte!  Foi com enorme prazer que acompanhei esta gravidez e que continuarei a acompanhar a felicidade da Bárbara e do seu príncipe."
  
 
"A alimentação é, e deve continuar a ser, uma fonte de prazer, desde que não nos tire o prazer de ter saúde e de nos sentirmos bem connosco próprios."
 
 
Contactos:
 
Tlm. +351 932 746 818
 
 
 

Comentários