O Mundo da Maternidade!!!

Ser Mãe não é fácil!!!
 
Depois de sermos Mães, inevitavelmente, tudo muda. A logística é mais complicada, as noites mal dormidas, o choro, as mamadas... São motivos mais que suficientes para perceber que realmente a vida muda e, às vezes, não é fácil lidar com estas alterações. Para além de tudo o que referi, juntem os palpites das mães, tias, primas, do gato e do periquito!!! "Não deves fazer isso", "Faz assim", "Ai que no meu tempo não era assim", "O bebé tem que ficar para cima", "Não, tem que ficar de lado", "Não, é de bruços"... Socorro!!!!
 
 
 
Resolvi fazer um apanhado de alguns dos palpites (chamemos-lhe assim) que fui ouvindo ao logo da minha vida e fui pesquisar sobre sua a veracidade (ou não).
 
"Não deves beber água enquanto amamentas"
Falso. Beber durante a amamentação não faz mal nenhum, antes pelo contrário pois a mãe deve beber bastante água para se hidratar.
 
"Não se deve lavar a roupa do bebé na máquina porque torce a roupa e o bebé tem cólicas"
Este nem precisa de pesquisa!!! 😂😂😂
 
"O cabelo do bebé tem de ser cortado antes de fazer um ano para ficar forte"
Falso. O cabelo do bebé pode ser cortado em qualquer idade, sem que isso influencie o seu desenvolvimento.
 
"O bebé tem que vestir o dobro da nossa roupa" ou "O bebé tem as mãos frias, está cheio de frio"
Falso. Se os adultos estão com calor, então o bebé também tem calor. Para sabermos se o bebé tem frio o ideal é colocar a mão no tronco, já que as extremidades do corpo estarão sempre mais frias (só eu é que não consigo aquecer os pés no inverno?).
 
"Tens de comer muito para produzir muito leite"
Falso. Uma mãe que amamenta deve ter uma alimentação equilibrada e não "comer por dois" como se ouve desde a gravidez.
 
"Dá água ao bebé porque está muito calor"
Falso. A hidratação do bebé deve ser garantida com o leite materno portanto em dias de muito calor, devemos amamentar os nossos bebés mais vezes.
 
Estes são alguns dos palpites que me lembro e são todos falsos!!! Portanto o ideal é mesmo relativizar e fazermos aquilo que o nosso instinto de Mãe nos manda. Falar é fácil, ser Mãe é único e devemos ser nós a decidir o que fazer ou não com os nossos filhos.
Não deixem que outras pessoas tomem as rédeas na vida dos vossos filhos.
 
 

Comentários