Volta ao Mundo!!!

O Mundo pelos olhos da Matilde

Conheço a Matilde há pouco tempo, mas sinto que há uma forte ligação entre nós. Acredito que talvez seja o espirito livre e destemido, a vontade de conhecer o mundo que nos una. Depois de ouvir a Matilde e me deliciar com as histórias das suas centenas de viagens, sugeri-lhe que nos mostrasse o Mundo pelos seus olhos e pelas suas palavras aqui no blogue. Sendo a Matilde uma aventureira, aceitou sem hesitação viajar connosco neste mundo virtual. Tenho a certeza que vamos todos gostar dos seus testemunhos. Hoje começamos com a primeira viagem do resto da sua vida. E acreditem que a seguir há muitas mais para nos contar.
 
"Olá! Eu sou a Matilde e adoro viajar. Viajar é o meu vício e tudo começou, tenho a certeza, com uma brincadeira, em criança, com o meu irmão. Como tínhamos que inventar formas de passar o tempo, pegávamos nas cadernetas de cromos que o meu pai, com tanta dedicação e zelo, colecionava. Uma, em particular, passou a ser a minha preferida e ainda hoje a guardo. Era a coleção "Países e Bandeiras". Assim, aprendi as capitais e bastantes bandeiras de todos os países do mundo. Claro que alguns países ficaram no meu imaginário e a vontade de os visitar permanece até hoje. Já "risquei" alguns de uma longa lista mas ainda me faltam muitos, mas mesmo muitos, até porque a lista não para de aumentar.
A minha estreia no mundo das viagens só aconteceu aos 19 anos e para um destino improvável: Angola. Angola era "nossa" e como tal nem parecia uma viagem daquelas... mágica!!! Foi em 1973 e foi um presente.

 
A primeira novidade foi viajar num avião de longo curso - um Boeing 707 da TAP. Até aí só tinha viajado em avionetas e, por norma, saltava antes de aterrar (fazia paraquedismo). A maioria dos passageiros eram militares que viajavam para defender uma terra que em breve já não seria "nossa". Depois de uma noite a bordo, aterrei no aeroporto de Luanda. Tinha os meus amigos à espera, o que me deu algum conforto e rumámos até à cidade.
Era inverno em Junho (altura do cacimbo), mas a temperatura era de verão. O sol brilhava tão intensamente que tive de comprar os meus primeiros óculos de sol.
 
 
E a aventura começou!!!

 
 
Além do clima, adorei tudo que vivi naquela terra linda, embora já se respirasse alguma insegurança a nível político. Havia já muita gente a queixar-se das dificuldades em obter determinados bens essenciais e afirmando que iriam regressar à Metrópole - assim se chamava a Portugal.
Visitei Carmona (atual Uíge), Lobito, Sá da Bandeira (atual Lubango) e passeei por Luanda, sempre de mota!!! Lembro-me em Luanda, do largo da Mutamba, da marginal bordejada de lindas palmeiras, da Ilha e do Mussulo.
Fui a vários restaurantes degustar petiscos novos para mim como churrascos, moamba de galinha, caril de camarão, comida chinesa. E, claro, bebi a tão conhecida cerveja Cuca, Fanta, Coca Cola e batidos que por cá ainda não eram usuais.

 
 
Para além de andar imenso de mota, fiz passeios de barco, pesquei e viajei muito de avioneta porque Angola é um país enorme e é tudo muito longe! Foi também nesta viagem que assisti, pela primeira vez, a uma sessão de cinema ao ar livre e aprendi a dançar merengue na discoteca "Flamingo".
 


Luanda era uma cidade de avenidas largas e luminosas com paisagens de cortar a respiração. As praias da ilha de Luanda e do Mussulo... Lindas!!!! Mas o que mais me impressionou foi a maneira de ser das pessoas: mais modernas, de espirito mais aberto e livre.



 
 
Regressei com vontade de voltar. Ainda não aconteceu mas quem sabe um dia...
 
Quanto à viagem que se seguiu, só aconteceria dezanove anos depois!!!"

"Vem ver minha terra, minha gente
Acabar com a guerra, sim de verdade
Ai que canseira, mas somos irmãos"
Bonga

Como também eu estive em Angola, mas mais recentemente, partilho convosco algumas fotografias mais atuais.






 

Comentários

  1. Não foi nada que eu não imaginasse.
    Paixão é paixão, cada qual as suas tem, Mathilde tem as suas e o relato agrada pela frescura.
    Aguardo novos relatos e novas aventuras, recentes ou mais antigas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei, pareceu-me estar a ouvir os meus pais a falar de Angola....estou ansiosa por nova partilha de experiências!❤��
    Monica Pereira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário