Super Mulheres da minha Vida!!! #4

Para ti Mamã!!!

A super mulher de que vos vou falar hoje chama-se Maria Rosa, tem 56 anos e é a verdadeira Super Mulher que existe na minha vida. Falo-vos da minha Mãe!!!
 
 
 
A minha mãe nasceu e cresceu num meio humilde, numa freguesia da Póvoa de Lanhoso. Desde criança que lhe foi incutida a responsabilidade de um adulto, por ser a filha mais velha de sete irmãos. A meio da adolescência veio viver e trabalhar em Braga na loja de roupa de uns tios, que sempre a trataram como uma filha. Podia até dizer-se que foi uma privilegiada por ter vindo para a cidade, quando a freguesia onde morava ficava a uns meros 20 km de estrada mas a mais de 20 anos de distância.
 
Sei que a minha Mãe teve uma infância complicada, em que o trabalho era mais importante que o amor. Ouço as histórias que conta, e lembro-me de as ouvir enquanto era pequena num tom de "olha que quando eu tinha a tua idade fazia muita coisa para ajudar os meus pais". Eu continuava a ser criança, ouvia as histórias da minha Mãe mas continuava a ser criança. Hoje questiono-me se a minha Mãe foi criança. Mas no meio da vida adulta de uma criança, a verdade é que conseguiram os sete irmãos manter-se tão unidos e felizes até hoje. E sempre que nos juntamos todos, apesar das conversas em tom mais elevado (porque somos muitos), dos gritos das crianças, das discussões porque alguém jogou mal uma carta, somos tão felizes.
 
Durante um período da minha vida eu e a minha Mãe estivemos afastadas. Estávamos fisicamente juntas porque eu fazia questão que o meu filho estivesse com os avós, mas não estávamos juntas no coração, não estávamos em sintonia no Amor que tínhamos uma pela outra porque a raiva e a desilusão teimavam em separar-nos. Tenho a certeza que a minha Mãe sofreu muito em silêncio por mim. Mas o tempo, o Amor e o sentido de Família tudo curam e hoje, mais do que nunca, estamos juntas de mãos dadas e corações unidos.
 
Há dois meses a esta parte que o estado de saúde do meu Pai nos deu um murro no estômago e a minha Mãe tem sido incansável a acompanhar o meu Pai na sua luta. Está sempre lá!!! Sempre que o meu Pai está internado no IPO do Porto, a minha Mãe viaja entre a Póvoa de Lanhoso e o Porto. Faz uma viagem de +/- 2 horas em cada sentido para passar o dia do lado do homem da sua vida. Faz um esforço em aprender a jogar às cartas e às damas porque sabe que ele gosta de passar assim o tempo, sabe que tem de respeitar o silêncio do meu Pai quando ele não quer falar (e acreditem que o meu Pai é um homem de poucas palavras), limita-se a olhar para ele enquanto ele faz as "sopas de letras" ou até enquanto dorme.
 

Como é óbvio não desvalorizo, de todo, a luta que o meu Pai atravessa e a sua enorme vontade de viver, mas hoje, hoje a minha palavra vai para a minha Mãe. Que muitas vezes é posta em segundo plano porque as pessoas se preocupam com o Gomes, e não se preocupam em saber como ela está, como está a lidar com a situação, como está a reagir à ausência do marido, do homem que esteve sempre ao lado dela. Não é fácil estar na posição da minha Mãe. E cada vez tenho mais a certeza de que a minha Mãe é uma guerreira!!!
 
Tenho um orgulho imenso em ser filha desta Super Mulher!!!
 

Nota: Como não uso o blog para expor a minha família, não coloquei fotos nem referências espaciais demasiados específicas.

 
 

Comentários

  1. Que texto tão bonito Ana. Escrito com emoção e com muito amor. Rápidas melhoras para o seu pai e um beijinho muito grande para a Super Mulher que é a sua mãe.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um bom motivo pelo qual a frase “o fruto nunca caí longe da árvore” faz muito sentido!
    Beijos grandes para as 2 e as melhoras para o sr teu pai. 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida Cila. Um beijinho muito grande e um xi coração apertado

      Eliminar
  3. Muita força para vocês. Não é fácil acompanhar uma situação destas e acredito que a tua mãe é uma verdadeira guerreira. A filha tem de sair a alguém. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Beijinho grande para o teu pai. Vai passar rápido e em breve estará em casa a recuperar do susto. E um beijinho enorme para vocês as duas que são super mulheres!! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela força Sarinha do meu coração. Beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário