O Mundo Profissional #1

Olá a todos!!!

Quando criei este blog o meu objetivo não era focar-me num tema em particular, mas sim conseguir abordar vários assuntos tendo em conta que “sou mulher, mãe, filha, companheira, faço questão de ser boa profissional. Então vou criar rubricas por temas e vou postando opiniões, desabafos, testemunhos e ideias para cada uma.
Como já devem ter percebido pelo título, hoje começo a rubrica sobre o meu percurso profissional onde exponho um pouco da minha dificuldade em gerir a vida profissional com a vida pessoal.
Entrei no mercado de trabalho com 22 aninhos e não vou mentir quando digo que olho para trás vejo uma menina ainda com a vida académica a bombar nas veias mas cheia de vontade de encontrar uma empresa para estagiar. A minha única exigência era que fosse em Braga. Como eu era menina!!! Não equacionava sair de casa dos papás. Olho para mim agora e penso “As voltas que a vida dá!” e ainda bem 😁
A verdade é que no dia 14/02/2007 iniciei o meu estágio académico numa empresa em Braga 😁, onde continuo a trabalhar até hoje.
Tenho uma profissão que exige muito de mim e da minha disponibilidade, sou consultora de software, mas na verdade gosto do que faço e foi o que aprendi a fazer ao longo destes 10 anos, apesar de todo o cansaço, de abdicar do meu tempo pessoal e de viver muitas vezes em função do e para o trabalho.
É uma satisfação enorme conseguir implementar todo o processo de software num cliente e sinto-me verdadeiramente útil quando percebo que o meu trabalho ajudou e que vai ajudar na gestão de uma empresa. É tão bom ver que o meu esforço deu e vai continuar a dar frutos, que formei as pessoas para alavancar todos (ou quase todos) os processos internos de trabalho numa empresa e perceber quão gratos os clientes ficam. Como é óbvio, também há casos que correm mal. Não sou o supra-sumo da consultoria nem nunca almejei ser.
Mas na verdade o mais gratificante são as relações que fui criando ao longo deste tempo, com os profissionais com quem me fui cruzando e tenho a certeza que algumas dessas amizades são para a vida.
Claro que durante todo o meu percurso profissional tive imensos altos e baixos, como em tudo na vida, mas sinto que dei sempre o melhor de mim e o meu brio profissional esteve sempre em primeiro lugar.
Ora, o problema está precisamente quando pomos a nossa profissão à frente de tudo o resto. Tenho consciência de que nunca consegui dosear muito bem o trabalho com a minha vida pessoal e sofri, e continuo a sofrer, as consequências dessa falta de equilíbrio na balança.
A minha vida mudou muito ao longo destes 10 anos e infelizmente para mim e para quem me rodeou mais de perto, o meu principal foco foi o trabalho. Durante dois anos consecutivos passei a maior parte do tempo em Angola, a título profissional, e perdi muito do crescimento do meu filho. Enquanto mãe é o meu maior arrependimento!!! Não quero, nem me vou permitir fazer o mesmo com a princesa que vem a caminho. Não me vou permitir nunca mais falhar com o meu filho e não quero falhar uma única vez com a minha filha.
Enquanto profissional estar em Angola foi uma lufada de ar fresco, uma vez que o nosso país atravessava uma grave crise económica e não havia novos negócios, não havia novos projectos, ou seja, não havia a “pica” e a adrenalina que eu exijo do meu trabalho, no entanto hoje sei que não iria para lá novamente.
Há momentos da vida em que precisamos de dar o salto, de dar o nosso “grito do Ipiranga” e o meu foi nessa fase da minha vida. A verdade é que, apesar de ter dado o salto profissional, caí na minha vida pessoal. Sem dúvida que foi uma grande lição de vida com a qual aprendi muito mas o que realmente me importa é que me levantei, me ergui e hoje sei que sou a Ana feliz que sempre lutei por ser.
Fotografia tirada em Luanda
 

Comentários

  1. Ana estou a gostar imenso de acompanhar o teu blogue. É um blogue de uma mulher real dos dias de hoje. Muito obrigada pela partilha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário :))) É meu intuito que este blog seja sempre espelho de uma mulher real. Um blogue de uma mulher real para mulheres reais. Um beijinho e muito obrigada, mais uma vez *

      Eliminar

Enviar um comentário