Por um Mundo Melhor!!!

É para mim um prazer enorme alimentar este blog com assuntos que me dizem muito e que dizem muito de mim e é um prazer ainda maior partilhá-los com quem me lê.
Mas, para ser sincera convosco, senti que estava a faltar no blog algo que me permitisse, de alguma forma, ajudar, promover e felicitar as pessoas que vivem para o bem dos outros.
 
Quando existe algo de nós que tem visibilidade porque não usar essa exposição para fazer algo que nos faça sentir melhor?
 
Apresento-vos a história da Margarida Rocha, cuja vida deu uma volta quando menos esperava e hoje é uma bênção na vida de outras pessoas.
 

Laços Cor de Rosa Amados

 
A Margarida tem atualmente 28 anos e foi aos 26 que passou pela maior provação da sua vida!!!
 
A Margarida é uma jovem profissional de saúde que sempre fez  exames médicos com regularidade, no entanto não tinha o hábito de fazer  o autoexame de palpação da mama em casa. Quantas de nós o faz? Quantas de nós sabem como o fazer?
 
 
Um dia, do nada, sentiu um nódulo no peito e de imediato recorreu à sua médica para fazer os habituais exames de prevenção.
 
No dia 6 de Março de 2015 a Margarida teve a certeza, o diagnóstico não mentia!!! 
 
Foi-lhe diagnosticado cancro da mama e, não bastasse o choque, quis o destino que não viesse de forma leve uma vez que se tratava de um cancro bastante agressivo com vertente hormonal ativa. Era um carcinoma de grau III mas a esperança era grande pois ainda se encontrava em fase inicial.
 
O processo oncológico da Margarida teve início em Braga mas acabou por ser seguida no Porto, onde se deparou com mentalidades diferentes na forma como lidar com o cancro. No fundo, sentiu que a abordagem a esta doença não era tão fatalista mas sim encarada com muito otimismo. Que, na verdade, era o que a Margarida estava a precisar. De alguém que lhe mostrasse que o cancro não significa o fim, mas sim o início de uma nova fase que deve ser encarada com otimismo e confiança!!!
Sem perder tempo, avançou de imediato para as cirurgias necessárias neste processo e, antes de iniciar a quimioterapia, decidiu fundar a página Laços Cor de Rosa no Facebook.
Os Laços Cor de Rosa começaram como vertente de distração. Era necessário manter a cabeça ocupada, uma vez que os próximos meses iriam ser complicados e exigir um afastamento social. E para além disso, porque não fazer algo mais  pelos doentes oncológicos e ser útil a quem realmente precisa?
Tudo começou no dia 15 de Maio de 2015!!!
O objetivo inicial desta página  foi promover a prevenção do cancro e a desmistificação desta palavra, assim como servir de alerta para esta doença.
O nome "Laços Cor de Rosa" tem um significado especial e, como devem imaginar, não foi por acaso que a Margarida o escolheu para a sua página.
Para a Margarida, os Laços Cor de Rosa "são a mais doce simbologia dos laços da vida, a cor pela qual devemos sempre de ver o mundo... sim a vida é mágica e doce, a vida é feita de laços cor de rosa!!!"
A verdade é que o que começou para "manter a cabeça ocupada", tornou-se um sucesso na medida em que a página Laços Cor de Rosa no Facebook começou a ter bastante visibilidade.
Foram surgindo vários pedidos de ajuda, não só sobre como enfrentar um processo oncológico (como prevenir?, o que fazer?, onde se dirigir?) mas também ao nível de ajuda materializada de doentes oncológicos que não tinham possibilidades nem capacidade para aguentar as dificuldades que esta doença acarreta.
Após a fase de tratamentos mais severa entre quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, em Março de 2016 a Margarida resolveu juntar um grupo de 9 pessoas que, de forma direta ou indireta, estivessem ligadas à temática "Cancro". E foi assim que uma página de Facebook se transformou numa Associação.
Assim nasceu a Associação Laços Cor de Rosa!!!
Após a criação da Associação, surgiu a ideia de organização de eventos uma vez que não havia apoios estatais que permitissem à Laços Cor de Rosa prestar o apoio que pretendia. Numa primeira instância os eventos organizados tinham como objetivo promover a prevenção do cancro e alertar a sociedade para esta doença.
Como os pedidos de ajuda materializada não paravam, começaram os eventos de carácter social de forma a angariar fundos para que a Associação Laços Cor de Rosa pudesse dar resposta a estas solicitações, dando apoio a famílias com processos oncológicos a decorrer e com precariedade financeira.
Foram já vários os eventos promovidos pela Associação Laços Cor de Rosa, como por exemplo:
  • Master Class de Zumba;
  • Recolha de bens alimentares para famílias com doentes oncológicos;
  • I Jantar Solidário Laços Cor de Rosa;
  • Laços de Dança;
I Jantar Solidário Laços Cor de Rosa
 
Laços de Dança

Com toda esta visibilidade, a Associação Laços Cor de Rosa já não passava despercebida e a presidente de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Braga, ao ver todo o trabalho desenvolvido, decidiu convidar a Margarida para abraçar um novo projeto.
No dia 18 de março de 2017 nasceu a Laços Cor de Rosa Amados que é a fusão entre a Laços Cor de Rosa e a Amados (IPSS vocacionada para a temática do cancro da mama, criada em 2013). 
Esta IPSS é presidida pela Margarida e tem como objetivo englobar a missão da Laços Cor de Rosa e potenciar toda a vertente de solidariedade relacionada com a temática do cancro.
A grande missão da Laços Cor de Rosa Amados é promover a autoestima do doente durante o processo oncológico assim como sensibilizar e consciencializar sobre a importância do bem estar físico e psicológico do doente durante o tratamento contra o cancro. Também é importante para a Laços Cor de Rosa Amados diminuir e atenuar os efeitos colaterais consequentes do processo oncológico, assim como o impacto visual da quimioterapia em doentes economicamente carenciados.
 
"As maiores batalhas são dadas aos maiores guerreiros"
 

Como Ajudar:

Para podermos ajudar a Laços Cor de Rosa Amados basta que, ao preencher a declaração de IRS, no Rosto - Quadro 11 - Campo 1101, coloquemos o NIF: 510 901 581.
Esta doação não acarreta qualquer custo uma vez que se paga anualmente IRS ao Estado e podemos, desta forma, podemos contribuir com 0.5% desse valor para ajudar a Laços Cor de Rosa Amados.

Como podem ver, não custa nada cumprir docemente o nosso dever cívico!!!
 
 
 
Contactos:
Tlm: +351 932 094 651 
  

Comentários